24 de abril de 2012

O que é pior? Corrupção ou salários astronômicos.

24 de abril de 2012



"O senador ganhando esse dinheirão, e o salário mínimo essa miséria."

Escuto muito isso, e discordo em partes. No almoço com os amigos, vira e mexe caímos no assunto de política e a maioria discorda da minha opinião. Eu não acho o salário dos políticos nenhum absurdo de elevados (leia até ao fim para começar a tacar as pedras), mas acredito sim que o país perde muito mais com corrupção e ineficiência.

Digo que não acho nenhum absurdo, não pelos políticos em si (a extrema maioria deles perdeu minha credibilidade faz muito tempo), mas pela posição que ocupam.  Em muitas partes do mundo, o político abdica da vida privada para dedicar sua vida em prol da causa pública, porém, aqui em nossa nação, é apenas uma oportunidade para o enriquecimento através de meios escusos.

Quando bem sucedido como administrador no meio privado, um bom diretor terá seu salário na casa das dezenas, senão nas centenas de milhares de reais. Agora, se eu quero que este eficiente e idôneo cidadão abdique de sua farta vida na empresa e se dedique ao serviço público, nada mais justo que pague a ele algo que ao menos seja concorrente em termos de remuneração.

Fiz uma rápida pesquisa e, fazendo as contas bem por alto... Só do poder legislativo, federal e estadual, cheguei a um custo total (contando salários, benefícios, auxílios, etc.) um total de mais ou menos R$ 12 Bilhões¹ por ano.

Em outra rápida pesquisa, tentei achar quanto o país perde só em corrupção nos processos licitatórios (onde, em minha opinião, é uma das maiores perdas) e achei a fabulosa quantia de R$ 85 bilhões² ao ano. Isso fora a ineficiência.

Estes números estão longe de serem exatos, mas da para se ter uma ideia do tamanho do problema. Eu não me sentiria ofendido em pagar um salário "justo" para uma pessoa idônea.

Se num Brasil, hipotético por enquanto, mas que eu desejo que seja assim um dia, a maioria dos políticos fossem corretos e buscassem apenas o bem público, você realmente acharia que o salário que pagamos hoje não seria justo?



Referencia:
1 - http://transparenciapolitica.blogspot.com.br/2007/07/custo-senadorano-r3300000000-aos-cofres.html
2 - http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/materia-de-capa-o-custo-da-corrupcao-no-brasil-r-82-bilhoes-por-ano/

8 comentários:

Unknown

É Flávio, como já discutimos algumas vezes, não acredito que um valor anule o outro...
A corrupção está chegando a um nível que já passou do ridículo! O montante roubado diretamente do povo através de impostos é realmente absurdo, e como mostrado maior do que o gasto com salários e benefícios...
Mas ainda sim, discordo da necessidade de uma retribuição tão alto aos políticos, visto que além deste, eles tem ajuda de custo para praticamente tudo o que precisam...
Gostaria de citar que há países onde alguns cargos políticos são "remunerados" apenas com uma ajuda de custo...
Imagino se, caso esta fosse a situação do Brasil, se haveria tantos "ladrões" tentando concorrer a estes cargos!

Ótimo post!

Neunderwater

Então me responda: Eu, professora pública, que abdico de uma carreira privada melhor remunerada em prol da causa pública mereço quanto?
Não, não quero ouvir aquele mesmo papo: você escolheu essa profissão.
Eu realmente escolhi ser professora mas mereço ganhar mal por isso? O senador também escolheu ser senador, e o deputado não mediu esforços para se candidatar, não é?
Então tudo bem, cheguei a conclusão que o professor público merece ai uns 24 mil por baixo.
Garanto-te uma coisa: meu trabalho é muito mais complicado do que o do nobre parlamentar que vive muito bem com seus inúmeros assessores.

Flávio Carneiro

Eu concordo com a Ne_underwater quando diz que alguns salarios merecem sim uma valorização, principalmente para um país que almeja um prograsso, não acredito que consiga isso sem um bom investimento em educação, porém acho que as pessoas focam não onde está o problema, mas sim em um ranço de "richa" de quem merece ganhar mais. Em um mundo captalista e democrático, isso é definido pelo próprio mercado e pelas pessoas que dele participam, mas isso é discursão pra outro post...
Muito obrigado pela participação.

Fabio

Eu acho que os salários dos políticos são sim muito altos. Veja só, qual a parcela da população que ganha uma faixa salarial de 15 a 20 mil reais por mês aqui no Brasil? Garanto que é menos de 2% de toda a população com rendimentos no país. Ou seja, para os padrões brasileiros, é um salário muito alto. Colocando um salário desses, com mais inúmeros benefícios injustificáveis, além de todo o histórico de “mamata” que existe no congresso, o que vc atrai para a política? Pessoas que querem primordialmente ganhar dinheiro “fácil” e não ajudar o país a progredir. E não somente na política, no funcionalismo público também. Todo mundo quer é estabilidade e dinheiro no final do mês... Evoluir que é bom? Dá muito trabalho.

Luiza
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiza

"cheguei a conclusão que o professor público merece ai uns 24 mil por baixo." Concordo com esse salário para os professores públicos !! (brincadeira rs)

Também não me sentiria ofendida em pagar um salário "justo" para uma pessoa idônea, como você mesmo disse Flávio. Mas vamos ao que é considerável “justo” . Se pensarmos como o Felipe lembrou bem, que os nossos políticos alem dos altos salários tem benefício altos para quase tudo que precisam ( alimentação, moradia, transporte aéreo, combustível, cota para telefone fixo, celular, etc, etc, etc...) o salários deles sobe muitooooo mais e mesmo assim ainda roubam dinheiro público, ou seja uma coisa não anula outra , eles receberem um alto salário não contribui em nada para não roubarem dinheiro público. Como o Fábio disse, com isso que tipo de pessoas atraímos para a política?
Também concordo com o Fábio na questão da faixa salarial. O justo ao meu ver é o que esta dentro dos padrões do país e não muito acima deles (não estou dizendo para eles ganharem um salário mínimo , mas tbm não acho tão necessários salários tão altos, ainda mais em vista aos inúmeros benefícios)

Um pais que almeja um progresso não precisa só de um bom investimento em educação, mas um bom investimento em diversos outros setores.
Realmente também vejo problema na grande individualidade das pessoas, onde estas pensam somente em seus próprios interesses (por exemplo votamos naquele que nos garantem interesses para a nossa classe social, nossa região, etc) E por sua vez nossos governantes ao dão conta das inúmeras promessas eleitorais governando apenas para uma parcela da população. Raramente votamos e agimos em prol dos problemas da NAÇÃO.
“Em um mundo capitalista e democrático” ... democrático ate um certo ponto pq se pensarmos no sentido amplo da democracia, ainda não atingimos isso. A democracia prega a liberdade, autonomia, desenvolvimento do ser humano onde cada pessoa tem sua parcela de responsabilidade política que não deve ser limitada ao processo eleitoral e nem exercida apenas pela ação de dos políticos, mas sim por toda a sociedade. Para isso é necessário CULTURA dos governantes e dos governados.

Ou seja, não é um alto salário que fará as pessoas serem menos corruptas no poder...

Luiza

Ou seja, não é um alto ou baixo salário que fará as pessoas serem menos corruptas...
Respondendo a sua pergunta e hipoteticamente falando se os políticos fossem (pelo menos em sua maioria) corretos , não seria um absurdo pagar salários altos a estes, porém como nãoi temos isso não acho necessário e justificável o alto salários e aumentos salariais deles (e nem to falando os benefícios )
Agora se fossem justos e corretos penso que também os salários seriam mais “justos” em relação a realidade salarial do nosso país. Não falando q receberiam um salário mínimo, mas um salário suficientemente decente, mas não tão elevado, pois estes teriam a consciência de pensar em prol do todo, em prol da NAÇÃO...

Klayton

Concordo com o texto se realmente todos os governantes fizessem um trabalho transparente e uzassem o erário diretamente em prol da sociedade (principalmente para beneficiar as pessoas que realmente precisam) dando condições mínimas de dignidade, acho que seria justo que eles recebessem um salário bem alto, mas que ainda poderia ser reestudo, pois a maioria da população vive com no máximo um salário mínimo - não estou dizendo que eles tbm tenham que viver com apenas um salário. Enfim, sem desvios de verbas, sem licitações ilícitas, sem dinheiro na meia, na cueca e em tudo que é lugar e sem corrupção, todos com um objetivo em comum, teríamos um país muito melhor!

Postar um comentário

Puxa uma cadeira... Senta aí, fica a vontade! o/

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates
st